CPST: Luta pela reestruturação da tabela salarial

Os servidores dos Ministérios da Saúde (MS), do Trabalho e Emprego (MTE) e da Previdência Social (MPS) estão em uma cruzada para conquistar a reestruturação da tabela da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST) que contempla mais de 200 mil servidores. Os setores defendem a implementação da tabela salarial construída na Mesa Nacional de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (ver íntegra no site). A tabela tem a anuência do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e os servidores querem o apoio das outras pastas para seu envio ao Ministério do Planejamento. 

No dia 31/03, durante ato e assembleia conjunta dos setores, com a participação de mais de 400 servidores, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e o secretário-Executivo do MPS, Marcelo de Siqueira Freitas, receberam os servidores no auditório dos órgãos. Ocasião em que esclareceram que os dois ministérios possuem Grupos de Trabalho (GTs) que elaboram uma proposta de tabela para a CPST e que não poderiam assumir o compromisso de apoiar a tabela proposta pelos servidores sem antes ter aprovação dos GTs. Eles ficaram de dar um retorno para a direção do Sindsep-DF até o dia 10 de abril. O ponto positivo é que ambos disseram ter gostado da possibilidade de unificar a proposta para a CPST. 

Uma consulta nacional aos servidores do MTE e MPS será realizada pelos sindicatos filiados à Condsef. Em Brasília, a assembleia convocada pelo Sindsep-DF foi no dia 7 de abril e ratificou a decisão da assembleia de 31/03 que aprovou a reivindicação.  
Fonte: EG 463 (fechado em 20/04/2015)
print
Compartilhar: