Condsef pede audiência com Lula no Dia do Servidor e agenda em defesa do serviço público
Condsef/Fenadsef
Nessa quarta-feira, 9, a Condsef/Fenadsef esteve na Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas (SNDSAPP) onde registrou formalmente uma solicitação de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 28, Dia do Servidor Público. A Confederação e suas filiadas querem apresentar ao presidente Lula um balanço das negociações junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e levar a pauta de reivindicações ainda pendentes do funcionalismo.
Um dos temas que se destacam é a discussão do formato de Estado e diretrizes para planos de carreira. Além disso, os servidores querem informações sobre o encaminhamento do projeto de lei (PL) que regulamenta a negociação coletiva no serviço público, a partir da regulamentação da Convenção 151 da OIT.
Campanha em defesa dos servidores e serviços públicos
A Condsef/Fenadsef solicitou ainda que o governo se comprometa com uma campanha em defesa dos servidores e serviços públicos, direcionada à sociedade brasileira, em seus canais oficiais.
A SNDSAPP se comprometeu a levar os temas ao conhecimento do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR). A expectativa é viabilizar a realização de uma solenidade do Dia do Servidor com a presença do presidente Lula. A SNDSAPP também deve intermediar uma agenda com a Secretaria de Comunicação (Secom), presidida por Paulo Pimenta, para discussão da campanha em defesa dos serviços públicos. Um retorno sobre a pauta deve ser dado ainda essa semana.