Comunicado do Sindsep-DF sobre a volta às aulas
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal – Sindsep-DF manifesta sua posição contrária a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares do DF. O governador Ibaneis Rocha anunciou a reabertura das escolas logo após encontro com o presidente Jair Bolsonaro, na semana passada. Inicialmente, seriam reabertas apenas as escolas militarizadas.
Mas, após manifestações contrárias de professores, pais de alunos, e de entidades sindicais, como Sinpro-DF e CUT, Ibaneis recuou e deu prazo de 10 dias a Secretaria de Educação para a apresentar um plano de volta às aulas nas escolas de ensino médio a partir de maio.
O Sindsep-DF entende que a volta às aulas neste momento vai de encontro às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a adoção do isolamento social como um dos principais meios para conter a propagação do novo Coronavírus e resguardar a vidas. A volta às aulas neste momento também potencializa os riscos de colapso da saúde pública, especialmente quando os institutos de pesquisa e medicina do Brasil preveem que o pico do contágio da Covid-19 no país deve ocorrer entre os meses de maio de junho.
Por esta razão, o sindicato se une às demais entidades filiadas à CUT que exigem cautela do governador Ibaneis Rocha em vez de submissão aos desmandos do presidente Jair Bolsonaro, cujas atitudes colocam em risco a vida de milhares de trabalhadores, além de desprezo pelas vítimas da Covid-19 e pelos brasileiros enlutados pela perda de seus entes queridos.