COLETIVO DE FORMAÇÃO: Debate Petrobras e a Soberania Nacional
Foi realizado no dia 26/03, no auditório do Sindsep-DF, o debate “Petrobras e a Soberania Nacional”, organizado pelo Coletivo Sindical Popular e Estudantil de Formação Política – composto pelo Sindsep-DF, Levante Popular da Juventude, Grupo de Estudos e Pesquisas Consciência FE/UnB, Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF (GTPA Fórum EJA/DF), Centro de Educação Paulo Freire (CEPAFRE), Movimento por uma Ceilândia Melhor, e a Comunidade Sol Nascente (MOPOCEM). A atividade foi a primeira de uma série que será realizada ao longo do ano sobre temas em evidência e de interesse da classe trabalhadora. A intenção é promover um debate por mês. O próximo será dia 25/04 (sábado) na Escola Técnica de Ceilândia, a partir das 14h30, com o tema “Reforma Política”. Outros sete debates já estão previstos. Acompanhe o calendário em nosso site.
Os convidados do debate “Petrobras e a Soberania Nacional” foram Cibele Vieira, coordenadora do Sindipetro/SP (Filiado à Federação Única dos Petroleiros – FUP); e Haroldo Lima, consultor de petróleo e ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP). O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, abriu o evento declarando inaugurado o coletivo e explicando que o papel do grupo é promover um trabalho de formação da consciência crítica da classe trabalhadora sobre a conjuntura nacional e internacional.
Os debatedores fizeram importantes considerações sobre a chamada “crise da Petrobras”, passando por um detalhado e rico histórico da criação da empresa, as campanhas “o petróleo é nosso!” e “Petrobras 100% estatal”, a disputa internacional pelo mercado energético que tem provocado as guerras no Oriente Médio e outras regiões, os efeitos da crise econômica mundial de 2008, até chegar no interesse internacional no pré-sal brasileiro e as razões do mais forte ataque a maior empresa brasileira que é um símbolo da soberania nacional. O debate foi gravado pela TV Comunitária (canal 12 NET) e será disponibilizado em breve no canal do Sindsep-DF no Youtube. Saiba mais aqui.
Fonte: EG 463 (fechado em 20/04/2015)