Chapa 1 vence as eleições com 75,95% dos votos válidos
A Chapa 1 – Em Defesa dos Servidores e da Democracia venceu com 75,95% dos votos válidos a eleição do Sindsep-DF para a Diretoria Administrativa triênio 2016/2019. As 72 urnas distribuídas por local de trabalho nos dias 26 e 27 de abril totalizaram para a Diretoria Administrativa 2.436 votos, sendo: 1.769 votos para a Chapa 1; 560 votos (24,05%) para a Chapa 2 – União dos Servidores; 90 votos brancos e 17 nulos. O pleito também elegeu para o Conselho Fiscal da entidade a Chapa A com 1.384 votos. A Chapa B recebeu 488 votos, brancos foram 578 votos e 26 nulos.
O secretário-geral da entidade, Oton Pereira Neves, reeleito ao cargo, afirmou que a vitória da chapa cutista para a direção do Sindsep-DF é muito significativa, especialmente neste momento em que os trabalhadores, suas instituições representativas e suas conquistas vêm sofrendo diversos ataques e que a democracia é ameaçada com um golpe da direita para retirar da Presidência da República uma presidente eleita pela maioria dos brasileiros e que não cometeu crime de responsabilidade algum. “A Chapa 1 não teve medo de se posicionar contra o golpe e em defesa da democracia, mesmo correndo o risco de perder as eleições com a falsa interpretação de que a defesa da democracia é a defesa do governo. Mas nossa vitória nas urnas prova que os servidores entenderam que o que está em jogo com o impeachment da presidente Dilma são nossas conquistas enquanto trabalhadores”, declarou. “Agora, é concentrar nossas forças na construção da assembleia nacional da classe trabalhadora, dia 1º de maio, às 10h, na Torre de TV. Vai ter luta!”, completou Neves.
A vice-presidente da CUT Brasília, Meg Barbosa Guimarães, acompanhou a apuração dos votos – iniciada na noite de 27/04 e que terminou por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (28/04). Ela parabenizou a chapa vitoriosa e ressaltou a importância do resultado para a classe operária. “Essa vitória é importantíssima para os servidores públicos federais e também para a CUT e para a Condsef! Especialmente diante de uma conjuntura política e econômica tão difícil e tão desfavorável para a classe trabalhadora e suas organizações. Agora, a tarefa central é barrar o golpe em curso! Golpe que é contra nossos direitos e conquistas; contra a soberania; contra a nação! Agora, a tarefa central é ajudar a organizar a resistência dos servidores, a começar pela mobilização para o 1º de maio, cujo objetivo principal é a Paralisação Nacional convocada pela CUT para o dia 10 de maio, contra o Golpe, em defesa da Democracia e dos Direitos!”.
O atual secretário de Comunicação e Imprensa do Sindsep-DF, Carlos Henrique Bessa, destacou que a eleição da Chapa 1 é mais um passo na luta em defesa de um serviço público de qualidade. “O que defendemos nesta e na próxima gestão são melhores salários, planos de carreira, condições de trabalho, além do atendimento das demais reivindicações dos servidores, incluindo as reivindicações específicas de cada órgão, o que significa defender também um serviço público de qualidade. E defender o serviço público é defender a nação e a democracia”, afirmou.
Integram a Plataforma de Luta defendida pela Chapa 1: a) política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; b) Data-base em 1º de maio; c) direito irrestrito de greve e negociação coletiva (Convenção 151, da OIT); d) isonomia salarial e dos benefícios com o Três Poderes; e) anulação das Reformas da Previdência; f) aposentadoria integral: paridade ativos, aposentados e pensionistas e fim do Funpresp; g) fim da cobrança previdenciária nas aposentadorias; h) incorporação das Gratificações de Desempenho para todos; h) retirada da pauta do Congresso dos projetos que atacam os serviços públicos e retiram direitos dos servidores; i) mais Concursos Públicos; j) fortalecimento dos órgãos públicos; k) negociação de Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) que garantam melhores condições de trabalho e vantagens aos empregados públicos; l) fim da terceirização, da precarização das relações de trabalho e de toda forma de privatização; m) combate aos assédios moral e sexual.
De acordo com Neves, nos próximos dias, a atual Diretoria Executiva do Sindsep-DF deve se reunir para definir a data da cerimônia de posse da nova direção.
Diretoria Eleita triênio 2016/2019
Diretoria Administrativa
SECRETARIA-GERAL
Coordenador: Oton Pereira Neves
Adjunto: Carlos Henrique Bessa Ferreira
Adjunto: Antonio Clarete de Azevedo
SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO E PATRIMÔNIO
Coordenador: Pedro de Alcântara Costa
Adjunto: Márcio da Costa Baptista
Adjunto: Fernando Martins Machado
SECRETARIA DE FINANÇAS
Coordenador: Benedito da Silva Maia
Adjunto: João Araújo Neto
Adjunto: Zózimo Viana Rocha
SECRETARIA DE FORMAÇÃO
Coordenador: Mirian Vaz Parente
Adjunto: Chico Chagas Machado Filho
Adjunto: Maycon Firmino Chagas
SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
Coordenador: João França Lopo
Adjunto: Reinaldo Felipe dos Santos
Adjunto: Antônio Carlos Noleto Gama
SECRETARIA DE FILIAÇÃO E POLÍTICA SINDICAL
Coordenador: Valda Eustáquia Cardoso de Souza
Adjunto: César Henrique Melchiades Leite
Adjunto: Irisdeth Maria Assunção do Vale
SECRETARIA DE APOSENTADOS E SAÚDE DO TRABALHADOR
Coordenador: Maria Lícia Moraes Braga
Adjunto: Ivaldelice Pereira da Silva
Adjunto: Maria Gilza Ribeiro Fardin
SECRETARIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS, CULTURA, RAÇA E ETNIA
Coordenador: Francisco Rodrigues Lima
Adjunto: Francisco Carlos Rodrigues
Adjunto: Eduardo José Mariano
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Coordenador: Gediel Ribeiro de Araújo Junior
Adjunto: Adriana Maria da Conceição
Adjunto: Joaquim Rodrigues dos Santos Filho
SECRETARIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICO E EMPRESAS PÚBLICAS
Coordenador: Jô Queiroz de Lima
Adjunto: Jadson Lira Rojas
Adjunto: Aristides Neves da Silva
SECRETARIA DE RELAÇÕES
INTERSINDICAIS E PARLAMENTARES
Coordenador: João Luiz Batista
Adjunto: José Francisco dos Santos
Adjunto: Expedito Carneiro de Mendonça
SECRETARIA DA MULHER TRABALHADORA
Coordenador: Thereza Chistina de Alencar Silveira
Adjunto: Maria Fátima das Graças Reis Duarte
Adjunto: Ivanildo Francisco de Melo
DIRETORES EFETIVOS DA DIREÇÃO
Dimitri Assis Silveira
Gabriela Freitas de Almeida
Otonio Araujo Lima Júnior
DIRETORES SUPLENTES DA DIREÇÃO
Carlos Antonio de Abreu
Julio César da Conceição
José Antonio M. Gonçalves
Conselho Fiscal
MEMBROS EFETIVOS
Enos Barbosa de Souza
Juvenal Gonçalves de Sousa Lima Júlia Guedes Frazão
MEMBROS SUPLENTES
Reginaldo Dias da Silva
Moisés Alves da Consolação
Antônia Ferreira da Silva
Fonte: Imprensa Sindsep-DF