Camp.Sal. 2013: Sindsep-DF cobra anistia dos dias da greve e negociações efetivas
Centenas de servidores federais atenderam à convocação do Sindsep-DF e participaram na manhã de hoje de ato público pelo atendimento da Campanha Salarial 2013. Após concentração no Espaço do Servidor, os presentes seguiram em marcha até o Palácio do Planalto, onde permaneceram resistindo ao sol escaldante até que a assessoria da Casa Civil assumiu o compromisso de agendar uma audiência entre o Sindsep-DF e a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, com a participação de representante da Casa Civil, para tratar das demandas do funcionalismo.
Ainda no Espaço do Servidor, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) declarou seu apoio à luta da categoria, em especial à reivindicação de anistia da compensação dos dias da greve. Para a deputada, a imposição do governo de reposição dos dias parados é uma retaliação aos grevistas que fere não apenas o direito de greve, mas o direto de todo trabalhador brasileiro. “Neste sentido, vou entrar com proposição na Câmara dos Deputados na forma de emenda ao PL 3806/2012 ou de um novo projeto de lei, pois este governo não pode punir o servidor. Tenho a convicção de que só vamos construir o Brasil que a gente quer com políticas públicas de qualidade, o que só alcançaremos com a valorização dos servidores”, afirmou.
Kokay também lembrou que integra uma subcomissão na Câmara que vem discutindo os planos de saúde de autogestão. “Estamos discutindo também a questão da GEAP que a nosso ver vem sendo penalizada com condições mais duras que as impostas aos planos do mercado”, declarou.
Já em frente ao Palácio do Planalto o Sindsep-DF recebeu a solidariedade dos trabalhadores do campo que participavam do 19º Grito a Terra Brasil, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag).
Durante a marcha, os servidores levaram faixas com as dez principais reivindicações da categoria: anistia da compensação dos dias da greve; negociações efetivas; antecipação da parcela de 2015 para janeiro de 2014; retorno da ascensão funcional; isenção da contribuição previdenciária para os aposentados; fim da avaliação de desempenho para fins punitivos; incorporação de todas as gratificações de desempenho; regulamentação da Negociação Coletiva (Convenção 151 da OIT); defesa dos planos de saúde de autogestão (GEAP, FASSINCRA, CAPESAÚDE, ASSEFAZ, dentre outros); descongelamento do salário dos anistiados.
Acesse o álbum de fotos na nossa página no Facebook.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF