BACEN: Técnicos cobram modernização da Carreira de Especialista

Os servidores técnicos do Banco Central realizaram greve no período de 30/03 a 3/04, semana em que a instituição celebrou seus 50 anos, para cobrar a modernização da Carreira de Especialista e o cumprimento do acordo firmado com o governo em 2012. A mobilização do setor demonstrou que os servidores compreenderam que a vitória é resultado da ação coletiva que só é alcançada por meio da mais ampla unidade. Há dez anos o banco vem dando as costas para a carreira de especialista. Por isso, no dia 30/03, no auditório do Bacen, durante a solenidade de comemoração dos 50 anos, os servidores técnicos deram às costas para as autoridades (foto). 

Vale lembrar que a minuta de um projeto de lei para a modernização da carreira já foi elaborada por um Grupo de Trabalho criado para esse fim. No entanto, a proposta ficou somente no papel. Até o momento, o Executivo não encaminhou o texto ao Congresso Nacional. A greve dos servidores cobrou da direção do Bacen apoio irrestrito a reivindicação, com a intervenção dos dirigentes do órgão junto ao Ministério do Planejamento para que a matéria seja enviada ao parlamento. Por isso, a mobilização do setor continua até que a demanda seja atendida. 

Para o cumprimento do acordo, na opinião do coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF no órgão, José Lourenço, está faltando vontade política do presidente Alexandre Antonio Tombini, que se quiser cumprir o acordo deve cobrar da presidente Dilma Rousseff informando que a modernização é boa para a instituição, a qual necessita de mais técnicos para poder desempenhar com mais qualidade as atribuições do Banco Central.

Fonte: EG 463 (fechado em 20/04/2015)

print
Compartilhar: