Ato vitorioso rumo à greve geral de 5 de dezembro
Mais de quatro mil servidores participaram na manhã desta terça-feira (28) de ato em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016) e em defesa dos servidores e do serviço público de qualidade.
O ato teve início às 9h30, mas um bloqueio da polícia em frente à Catedral impediu grande parte dos manifestantes de seguirem pela via principal da Esplanada dos Ministérios. “Foi algo inédito, pois apesar da garantia constitucional, o direito de ir e vir dos trabalhadores foi cerceado. Está situação reafirma o Estado de exceção que estamos vivendo”, afirmou o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, que também foi parado pelo bloqueio da polícia. Somente após intensa negociação com a intervenção de parlamentares, a polícia liberou por volta das 10h30 o acesso dos manifestantes, mas pela via por trás dos anexos.
Para Neves, o ato foi importante porque arrancou uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), que ficou de receber os representantes de 10 entidades sindicais dos servidores, entre elas a Condsef, às 18h desta terça. “O ato foi extremante animador para a greve geral do dia 5 de dezembro”, concluiu.
Com faixas e carro de som, os servidores se concentraram em frente ao Anexo 2 exigindo também a revogação da Medida Provisória 805/2017 que aumenta a alíquota previdenciária dos servidores de 11% para 14% e suspende de 2018 para 2019 o reajuste salarial previsto em lei de quase 30 carreiras do funcionalismo público, entre elas os ATPS, os médicos peritos do INSS, os servidores do DNIT e os analistas e técnicos do Banco Central.
Para preparar a greve geral, o Sindsep-DF realiza nesta quarta, às 18h30, no auditório do sindicato, plenária/assembleia-geral aberta a todos os servidores públicos do Executivo Federal.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF
Fonte: Imprensa Sindsep-DF