Ato no Espaço do Servidor marca Dia do Trabalhador Aposentado
Ato no Espaço do Servidor marca Dia do Trabalhador Aposentado
O Dia do Trabalhador Aposentado, comemorado hoje, foi marcado por atos e protestos em defesa dos direitos da categoria e do serviço público gratuito e de qualidade. Em Brasília, a atividade organizada pela CUT Brasília, Condsef/Fenadsef e Sinpro-DF (Sindicato dos Professores no Distrito Federal) foi realizada no Espaço do Servidor (Esplanada dos Ministérios) e contou com a participação de dezenas de trabalhadores aposentados e pensionistas da base do Sindsep-DF.
Após a apresentação cultural e as intervenções dos representantes das entidades organizadoras do ato, o advogado Marcos Rogério de Souza, integrante da Associação de Juristas pela Democracia e assessor jurídico da Liderança do PT no Senado, fez uma análise da conjuntura política e dos ataques ao funcionalismo e aos serviços públicos. “O capitalismo passa por uma crise e para contorná-la, o capital impõe essa agenda política de ataques aos trabalhadores e de destruição do modelo de Estado que preste serviços públicos”, afirmou. “O capital percebeu que grande parte dos serviços públicos geridos pelo Estado podem dar lucro, e quer começar a fazer isso, daí essa agenda de privatizações”, complementou.
Para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, a atividade foi muito boa e serviu de ponta pé inicial para a luta do funcionalismo público neste início de 2020. “Importante os aposentados se enxergarem como integrantes dessa luta em defesa do serviço público e dos direitos da classe trabalhadora. Isso demonstra a unidade da nossa categoria e disposição de luta”, afirmou.
Também estavam no ato representantes dos seguintes entidades sindicais: SindGCT (Sindicato dos Gestores em Ciência e Tecnologia do CNPq), Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), SindMPU (Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU) seções DF e São Paulo, Sindsep-AP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá), Sindsep-MA (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Maranhão), Sindsep-MT (Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso), Sindsep-PA (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado do Pará), Sintect-DF (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos), Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília), Sintsep-GO (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Goiás) e Fentec (Federação Nacional dos Técnicos Industriais), além da ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e ASEMPT (Associação dos Servidores do MPT e MPM), e do Fórum da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa e MAS (Movimento Acorda Sociedade).