Ato nacional reúne servidores e povos indígenas em defesa da Funai

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira (9), servidores e servidoras da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizaram atos em todo o país, centrados na defesa do fortalecimento institucional do órgão, dos direitos dos servidores responsáveis pela execução da política indigenista e na defesa dos direitos dos povos indígenas e da proteção de seus territórios.

Em Brasília, a atividade foi convocada pelo Sindsep-DF, em conjunto com a Condsef, a ANSEF (Associação Nacional dos Servidores da Funai), e a INA (Indigenistas Associados), entidades representativas dos servidores do quadro da Funai.

As entidades realizaram um ato político pela manhã, no gramado em frente à sede da fundação, onde se reuniram servidores do órgão, lideranças indígenas e apoiadores de diversas organizações sociais.

A servidora da Funai, Mônica Carneiro, atual coordenadora da Secretaria da Juventude Trabalhadora do Sindsep-DF, conduziu o ato pela manhã, iniciado com a leitura do manifesto “Por Bruno, Dom e Maxciel; em defesa da Funai, de seus servidores e dos povos indígenas; convocamos novo ato nacional unificado para o dia 09 de agosto”, que reafirma a luta pela retomada da Funai para o cumprimento de sua missão indigenista e pelo fortalecimento da política pública, além de condições de trabalho para que os seus servidores possam executá-la.

A leitura foi feita pelo coordenador da Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindsep-DF, Gediel Júnior.

Também fizeram uso da palavra a representante da INA, Luana Almeida; da ANSEF, Cláudia Bandeira; da Condsef, Jussara Grifo; e da CUT Nacional, Pedro Armegol, além de representantes de organizações indígenas como a APIB, a APOINME, a COIAB, o Conselho Terena, o Recanto dos Encantados e a Aty Guasu.

povos indígenas e da APIB Luana – INA, Cláudia Bandeira ANSEF e Jussara pela Condsef e CUT, Pedro Armengol Representantes de cinco povos indígenas e da APIB (Articulação dos povos indígenas do Brasil), e da deputada federal Érika Kokay (PT-DF).
A atividade foi encerrada com informes da servidora Janete Carvalho, que compõe a comissão de negociação dos servidores junto à direção da Funai.

Hoje à noite, a partir das 18h, a atividade continua com uma Vigília Cultural, que contará com a participação de músicos locais. A previsão de encerramento é às 20h30.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *