Ato dos servidores do DF arranca reunião na Presidência da República
Centenas de servidores participaram ontem à tarde de ato organizado pelo Sindsep-DF em frente ao Palácio do Planalto para exigir da presidenta Dilma Rousseff o atendimento das reivindicações. A participação expressiva dos servidores no ato forçou a Presidência da República a atender os representantes dos servidores de Brasília.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, o diretor da Condsef, Sérgio Ronaldo, e o presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto, junto com uma delegação de representantes dos setores em greve, foram recebidos pelos assessores da Secretaria-Geral, José Lopes Feijóo e Wlamir Martinez, e da Casa Civil, Manoel Messias. Após ouvir as demandas da categoria e o apelo para que o governo dê uma resposta oficial e imediata às reivindicações dos servidores, Feijóo se comprometeu a levar o assunto ao ministro Gilberto Carvalho para que ele viabilize o atendimento das demandas junto ao Ministério do Planejamento. Feijóo ficou de dar um retorno para o Sindsep-DF em meados da próxima semana.
Além da audiência, o ato gerou outro fato positivo: a constatação por parte do governo de que a mobilização dos servidores está forte e que existe uma real perspectiva de crescimento nos próximos dias, caso o governo mantenha a política de enrolação nas negociações. Com o êxito desse ato, o Comando Geral de Greve do DF decidiu convocar um novo ato unificado para a terça-feira (26/06), às 15h, em frente ao Ministério do Planejamento (bloco K), para exigir da ministra Miriam Belchior o atendimento das reivindicações.
Estavam no ato os setores em greve – Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Justiça, da Previdência Social (MPS), da Saúde, do Trabalho e Emprego (MTE), Arquivo Nacional, Funai, Funasa e Incra –, e também os servidores do MAPA (que entram em greve a partir de hoje) e do HFA (que deflagram greve a partir de segunda-feira, 25/06), além dos Ministérios da Educação (MEC), da Fazenda, do Planejamento, dos Transportes, entre outros órgãos que estão mobilizados.
Próximo ato unificado: terça-feira, dia 26/06, |
Mais um ministério entra em greve
Em concorrida assembleia ontem, os servidores do Ministério da Agricultura decidiram aderir à greve nacional do funcionalismo a partir de hoje, somando-se aos outros dez órgãos em greve, fortalecendo assim a greve unificada, cuja perspectiva é nos próximos dias atingir todos os órgãos do Executivo Federal, criando assim a força necessária para reverter a postura de descaso do governo no tratamento com os servidores do serviço público.
Curtas: Acesse as fotos do dia-a-dia da greve por local de trabalho na página do Sindsep-DF no Facebook Informações atualizadas da greve no www.sindsep-df.com.br e perfil do Twitter Diariamente, o Comando Geral de Greve do DF se reúne no Espaço do Servidor, às 16h30 Plantão da Greve: greve@sindsep-df.com.br e telefones 3212-1931 e 9223-8312 Leia o Especial Greve e fique por dentro das razões da greve e das reivindicações setoriais e gerais.
Fonte: DG 22/06/12