Assembleia geral extraordinária aprova por unanimidade contas do exercício 2023

Em assembleia geral presencial do Sindsep-DF, realizada na manhã de hoje, 12, no auditório Francisco Zóccoli, foram aprovadas, sem nenhum voto contrário e nenhuma abstenção, as contas do exercício 2023, como indicava os pareceres do Conselho Fiscal e da DigiCálculos Contabilidade e Gestão.

Conforme Parecer Econômico Financeiro do escritório de contabilidade, em 2023 houve um sensível aumento na receita do sindicato em relação ao ano anterior, atribuído ao bloqueio da desconsignação e às novas filiações. No documento, o escritório ressalta ainda que sem o índice de reposição salarial de 9% concedido em maio/2023 haveria uma queda considerável na arrecadação.

O secretário-geral Oton Pereira Neves destacou os trechos que apontam a redução nas despesas administrativas de 10,87% em relação a 2022, e o aumento no investimento do sindicato em atividades de organização e mobilização da categoria. “Esse é um ponto que merece destaque, pois prova que o Sindsep-DF vem empregando de maneira responsável os recursos dos filiados em prol da luta da categoria”, comentou Neves.

O diretor de Formação, Chico Machado, lembrou a importante contribuição da Comissão de Orçamento e Finanças criada em 2023 com membros da Executiva do Sindsep-DF, da qual ele mesmo faz parte, para que se alcançasse esse resultado. “Foi um esforço conjunto e conseguimos dar uma equilibrada nas contas”, comentou.

Delegado sindical pelo INMET/MAPA e diretor da Executiva da CUT Nacional e da Condsef/Fenadsef, Ismael César, parabenizou a direção do sindicato que tem dado exemplo de cuidado com as contribuições dos filiados e sugeriu uma ação de recepção e filiação dos novos servidores que devem chegar ao serviço público em meados de fevereiro de 2025, oriundos do CNU (Concurso Nacional Unificado), no sentido de apresentar o Sindsep-DF e falar do trabalho desenvolvido. Neves informou que essa ação foi realizada junto aos novos servidores do MEC, com muito sucesso, gerando inclusive a eleição de um servidor recém-chegado no órgão para a Seção Sindical.

Após a leitura do parecer do Conselho Fiscal pela aprovação das contas, realizada pelo conselheiro fiscal Reginaldo Dias da Silva, a Prestação de Contas do Exercício 2023 foi colocada em votação e aprovada. Estavam presentes na assembleia os diretores ordenadores de despesas, Pedro de Alcântara, coordenador da Secretaria de Organização e Patrimônio; e Benedito Maia, coordenador da Secretaria de Finanças, além dos membros do Conselho Fiscal, José Ribamar Costa Anchieta, Moisés Alves e Carlos Antônio da Silva.

Diretoria Plena

A assembleia foi precedida de reunião da Diretoria Plena do Sindsep-DF – composta pelos membros da Diretoria Administrativa, do Conselho Fiscal e das Seções Sindicais – que discutiu a conjuntura política e traçou estratégias para a Campanha Salarial. Entre as atividades que devem ser realizadas está a intensificação nos órgãos da coleta de assinaturas à Carta Aberta ao presidente Lula, aprovada no XVIII Congresso do Sindsep-DF.

O documento denuncia a forma equivocada com o que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem conduzindo a política salarial do funcionalismo público, que tem aprofundado as distorções salariais e promovido a fragmentação e a elitização no serviço público, causando divisão entre os servidores federais e frustração para a grande maioria que compõe a base do funcionalismo.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *