Assembleia dos servidores do Meio Ambiente aprova greve
Em assembleia virtual conjunta do Sindsep-DF, Asibama e Assemma na manhã de hoje, 24, os servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) aprovaram adesão à greve nacional do Meio Ambiente a partir de 1º de julho, em função da posição do governo de encerrar as negociações sem sequer avançar nas discussões para a reestruturação da carreira. Uma situação inaceitável.
Na assembleia, os servidores também elegeram o Comando de Greve do DF e a indicação de nomes para o Comando de Greve Nacional, além de uma Comissão de Mobilização e uma Comissão para diligências no Congresso Nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2022, que torna o Ibama e o ICMBio instituições permanentes do Estado com características de agências reguladoras.
Os servidores também aprovaram a instalação de uma Assembleia Permanente formada pelo Sindsep-DF, Asibama e Assemma. O Comando de Greve do DF deverá ser composto por servidores dos quatro órgãos.
Na avaliação do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, “a greve foi o último recurso que a categoria lançou mão para sensibilizar o governo para valorizar os trabalhadores na perspectiva de cumprir as promessas de campanha que levou a vitória do presidente Lula em 2022 de proteger o meio ambiente”.