Armazéns da Conab em Jardim da Penha podem dar lugar a prédios e lojas comerciais
Armazéns da Conab em Jardim da Penha podem dar lugar a prédios e lojas comerciais
VITÓRIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Os armazéns do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) em Jardim da Penha, bairro nobre da capital do ES, estão avaliados em R$ 200 milhões e poderão dar lugar a prédios residenciais e lojas comerciais.
Uma empresa de construção civil de São Paulo ligada a Localiza Rent Car, já teria encaminhado uma proposta ao BNDES, em fevereiro último, para adquirir a área de 27 mil metros quadrados. Os armazéns pertencem hoje a Conab, cia do governo federal mas a venda é feita pelo SPU.
O Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no ES é o paulista Márcio Furtado, (foto) ligado ao ramo imobiliário. A nomeação dele não passou pela bancada capixaba, e teria sido indicação do próprio Mattar. Furtado é também o responsável pela privatização do porto de Vitória.
O processo de venda dos galpões de Jardim da Penha, no entanto, teria estacionado em função da pandemia de coronavírus. Os antigos galpões de café entraram no pacote de privatizações do governo federal que é tocado pela Secretaria Nacional de Privatizações.
O secretário nacional é justo Salim Mattar, empresário mineiro, dono da Localiza, maior empresa de aluguel de carros do Brasil. Mattar foi o quarto maior doador das eleições. Ele doou mais de R$ 2,9 milhões, distribuídos a 28 candidatos, inclusive o ministro Onyx Lorenzoni.
A nova Secretaria, que é comandada pelo mineiro, é responsável pelos desinvestimentos, desmobilização e busca de maior eficiência na gestão dos ativos da União. Ao aceitar o posto no governo Bolsonaro, Salim renunciou à presidência do conselho da Localiza.
Ex da Conab pode ter caído por se opor ao negócio
Em maio o governo demitiu o superintendente da Conab no ES, Brício Alves dos Santos Júnior, que ocupava o posto há 11 anos. Até hoje o cargo está vago. Brício era indicação do ex-deputado Lelo Coimbra, que não se reelegeu.
Mas a demissão dele teria ocorrido por se opor à venda do patrimônio da Conab no ES. A Companhia Nacional de Abastecimento é um cargo estratégico que emprega mais de 120 pessoas, além dos terceirizados que atuam nos armazéns, e a vigilância armada.
A Conab tem armazéns, além de Vitória, em Cachoeiro e Colatina. E ainda atende mais de 4 mil pequenos e médios produtores, segundo informou o superintendente demitido em entrevista ao site Agência Congresso.
Bricio (foto) é engenheiro agrônomo concursado, e relacionou os avanços garantidos sob seu comando, destacando que nenhuma irregularidade foi cometida durante sua gestão.
“Quando assumi só tinha o programa em três municípios capixabas. Hoje estamos em quase todo o estado. Fincamos a bandeira da Conab em quase todos municípios capixabas”. disse.