Aposentados: Assembléia reafirma a luta pela paridade
A primeira Assembléia de aposentados da nova gestão do Sindsep-DF foi uma das maiores já realizadas no auditório do sindicato, com mais de 140 filiados presentes. Além de eleger 14 delegados para o 13º Congresso do Sindsep-DF, e ouvir explicações sobre a situação da GEAP, aposentados e pensionistas discutiram intensamente as novas tabelas salariais. Elas foram apresentadas num “telão” e todos puderam acompanhar como ficará a situação dos salários a partir de março, tomando como exemplo as estruturas propostas para o PGPE e Seguridade Social. Foi esclarecido a todos que a negociação salarial é nacional, daí a importância da participação do Sindsep-DF nas plenárias e encontros da Condsef. O debate se concentrou nas formas de luta pela paridade, bandeira que tem recebido importante apoio dos ativos e que precisa ser ainda mais defendida.
Elevação dos pontos para aposentados
A pressão dos servidores levou o governo a acatar parcialmente algumas das propostas de alteração das tabelas do PGPE e Seguridade. O Planejamento aceitou aumentar a pontuação da gratificação dos aposentados de 30 para 40 em 2008 e para 50 em 2009. É mais um passo, ainda que pequeno, que é resultado da luta. Na próxima semana, o sindicato já deverá divulgar o que isso representa em termos de ganho financeiro.
Para colocar na rua a luta pela paridade, a Assembléia decidiu organizar um calendário de mobilização dos aposentados e pensionistas do DF e que será proposto também à Condsef. O 13º Congresso vai discutir esse calendário, incluindo a realização de Seminário dos Aposentados e a proposta de Encontro Nacional, também aprovados na Assembléia.
Fonte: EG 277