Acidente de trabalho, por quê?
No dia 19/04, o servidor da Imprensa Nacional Joaquim Inácio Campos de Oliveira, 55 anos, teve a mão esquerda lacerada e o dedo polegar amputado enquanto limpava a Impressora Rotativa Goss. O acidente de trabalho aconteceu por volta das 10h20. Como o socorro não foi imediato, o servidor teve que ser sedado para suportar a dor enquanto aguardava a localização das ferramentas ou de um mecânico para desengrenar a impressora. Isso porque, o mecânico da IN, por determinação da administração, atua em outra área. Joaquim foi internado no hospital Prontonorte.
O servidor é artífice de artes gráficas, mas estava afastado da função de impressor há alguns anos. Por causa de problemas de saúde, ele estava lotado na creche. No dia 30/03, no entanto, Joaquim foi surpreendido com a publicação da Portaria nº 92, no Boletim de Serviços nº 39, que o lotou na Gerência de Impressão Digital e Offset. Porém, ao se apresentar na coordenação do setor, ele foi informado de que iria atuar na Gerência de Impressão Rotativa, numa atividade que não dominava: a limpeza da impressora.
Indignado com a situação, Joaquim procurou o diretor do Sindsep-DF, Inácio Lima, que também é servidor da IN, que o orientou a procurar novamente a sua coordenação com uma cópia da portaria, pedindo que ela seja cumprida. Joaquim chegou a argumentar com a coordenação que não tinha condições de trabalhar naquele setor por problemas de saúde. Mas a administração da IN não atendeu aos apelos do servidor e o manteve no local onde, mais tarde, ele sofreria o acidente.
Vale ressaltar que a transferência do servidor de setor é uma prática rotineira na IN e que não costuma levar em consideração as habilidades de cada profissional. O sindicato já havia solicitado à direção-geral do órgão que dialogasse com os servidores antes de mudá-los de lotação interna, até mesmo por uma questão de valorização do quadro de pessoal da Casa.
Uma comissão de sindicância está sendo instalada e o Sindsep-DF tem a expectativa de que seja feita justiça ao servidor Joaquim e que o fato sirva de exemplo para que outros servidores não sejam vitimados pelas mesmas razões.
Fonte: EG 407