FNDE: Governo reabre negociação
Em assembleia realizada dia 16.12, os servidores do FNDE avaliaram como positivo o resultado da reunião com o Planejamento, ocorrida dia 15.12. Apesar de ainda não ter apresentado nenhuma proposta concreta, o governo se comprometeu a negociar a pauta de reivindicações do setor em reuniões que começam no dia 12.01 e têm conclusão prevista para 05.02.
Os servidores aprovaram por unanimidade uma vigília para acompanhar a próxima reunião e nova assembleia no dia 13.01, em frente à sede do órgão, às 15h, para avaliar o andamento das negociações.
Como fruto da greve, a direção do FNDE assinou um Termo de Compromisso no qual afirma que as reivindicações dos servidores são justas, assumindo o compromisso de se empenhar para que todas sejam atendidas.
A assembleia também aprovou que o sindicato cobre da direção do FNDE a devolução para a AGU do procurador-chefe da Casa, Carlos Alexandre, o qual atropelou dois servidores no primeiro dia de greve. O Sindsep-DF irá acompanhar a instauração do Processo Administrativo Disciplinar e o processo aberto na Polícia Federal para que ele seja responsabilizado por seus atos.
Memória
O processo de negociação é fruto da greve dos servidores, ocorrida de 30.11 a 04.12.09. A decisão foi motivada pelo rompimento das negociações por parte do governo, que no relatório final do Grupo de Trabalho não contemplou nenhuma das reivindicações da categoria. O setor luta pela reabertura das negociações e pelo atendimento da seguinte pauta:
– Redução de 24 para 13 padrões;
– Redução de 18 para 12 meses de interstício entre progressões;
– Redução de 60 para 36 meses de interstício para promoção por capacitação profissional;
– GQ para nível médio diferenciada para aperfeiçoamento, graduação e especialização;
– Equiparação das tabelas da Carreira e Plano Especial de Cargos do FNDE.
Fonte: EG 359