Semana decisiva: servidores aguardam reunião de negociação com o Planejamento
Os servidores em greve do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aguardam com grande expectativa uma reunião de negociação com o Ministério do Planejamento ainda esta semana.
Na semana passada, com a greve muito forte, os setores se uniram num intenso trabalho junto aos parlamentares e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), na expectativa de romper com a intransigência do governo e receber uma resposta à sua contraproposta. Com a intervenção dos deputados Érika Kokay, Geraldo Magela, Fernando Ferro, Fátima Bezerra, Gilmar Machado, do senador Paulo Paim e do presidente nacional da CUT, Artur Henrique, os Comandos de Greve conseguiram uma reunião com a coordenadora-geral de Negociação e Relações Sindicais, Eliane Aparecida Cruz, dia 10.06, ocasião em que o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, apresentou seis pontos de reivindicação dos servidores:
1– Antecipação da vigência da tabela salarial de julho para janeiro 2011;
2– Equiparação das tabelas do PEC e da Carreira;
3– Eliminação das barreiras para a GQ de níveis 2 e 3;
4– Redução na proposta do governo de 18 para 13 padrões da tabela salarial;
5– Redução do interstício de 18 para 12 para progressão funcional;
6- Definição de regra clara para a transposição dos servidores da situação atual para a nova proposta.
Eliane Cruz se comprometeu a marcar uma reunião formal de negociação entre o Planejamento e a Condsef e ressaltou a dificuldade de negociar esses pontos. Porém, se sensibilizou com a necessidade de precisar as regras de transposição, contemplando os requisitos de efetivo exercício no cargo e a capacitação.
Os representantes dos servidores consideraram positiva a sinalização da nova reunião, pois a falta de diálogo não contribui para a superação do impasse. O Sindsep-DF acredita que o melhor caminho para superar o conflito é o exercício da democracia.
Na segunda-feira, dia 14.06, os servidores realizam assembleia para avaliar o estágio das negociações com o governo e deliberar sobre os rumos do movimento.
Fonte: EG 377