Condsef insiste em assinar acordo
Mesmo sem fazer uma discussão com as suas entidades filiadas e com os próprios servidores, a Condsef insiste em assinar com o governo os termos de acordo para o envio dos projetos de lei (PLs) que tratam da Mesa Nacional de Negociação Permanente e da Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público. Esta decisão permanece mesmo depois de ter recebido do Sindsep-DF um documento, elaborado na reunião da direção administrativa, que levanta vários pontos nos PLs que representam um retrocesso no direto de greve dos servidores e que, se confirmados, ferem a autonomia e a independência das entidades sindicais frente ao Estado (EG 390).
Pior, a entidade pretende assinar primeiro um acordo com o governo e discutir as consequências dos PLs depois, em um seminário previsto para a segunda quinzena de novembro, quando, provavelmente, as matérias já terão sido enviadas ao Congresso e o esforço para modificar o texto será ainda maior, num corpo-a-corpo com os parlamentares.
É por isso que o Sindsep-DF defende que antes de qualquer assinatura de acordo por parte das entidades nacionais, os projetos sejam discutidos pelos servidores nas instâncias de base. No caso da Condsef, essa discussão deve acontecer no X Congresso da entidade, marcado para o início de dezembro.
Fonte: EG 391