Conab: Chefias forjam criação de sindicato de gaveta

Em uma assembleia esvaziada, dia 28/06, pseudos sindicalista forjaram a criação de um sindicato de gaveta na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A atividade contou com a participação de apenas 42 pessoas – a maioria delas, chefias lotados na sede de Brasília –, visto que mais de 50 trabalhadores do DF e de oito Estados se retiraram do auditório em protesto pela falta de democracia na condução das discussões. Não foi aberta a palavra para nenhuma questão de ordem.

Também tiveram o direito de uso da palavra negado a diretora de Estudos Sócio Econômicos e Empresas Públicas do Sindsep-DF, Jô Queiroz – que é trabalhadora da Conab e integra a Comissão de Negociação do ACT 2011/2012 –, e o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves. Ele pretendia informar aos presentes que o Sindsep-DF conta com mais de mil filiados da Conab sede e que defende a liberdade total de organização dos trabalhadores, mas para isso é necessário que seja respeitado o princípio básico da democracia operária.

Os trabalhadores que se retiraram do auditório realizaram uma assembleia e avaliaram que, apesar do episódio poder atrapalhar as negociações do ACT, cuja proposta foi entregue a direção da Conab pela Condsef, dia 22/06, o momento é manter a unidade da categoria e intensificar a cobrança pelo atendimento das reivindicações.

Fonte: EG 417

print
Compartilhar: