Sindsep-DF cobra do MAPA retorno dos agentes de vigilância ao INMET
Atendendo a uma solicitação de agenda do Sindsep-DF, na quinta-feira, dia 5, a direção do sindicato se reuniu com a direção do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para tratar da suspensão da transferência dos servidores vigilantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o ministério, com o retorno imediato ao Instituto.
Estavam na reunião pela bancada sindical o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves; o coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF no MAPA/INMET, Ismael César, que também é diretor da Executiva da CUT Nacional e da Condsef/Fenadsef; a diretora do Sindsep-DF, Aldenora Maria de Oliveira; e o membro do Conselho Fiscal do sindicato, Moisés Alves da Consolação, ambos servidores do MAPA. Pelo governo, estavam a subsecretária de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento (SGP), Sara Martins; a coordenadora-geral da Central de Atendimento, Vanessa B. Freitas; e o coordenador-geral de Cadastro e Pagamento, Neury Lopes de Oliveira.
Os sindicalistas explicaram que os agentes de vigilância foram transferidos do INMET à revelia para o Ministério da Agricultura, numa situação inaceitável e que deixa vulnerável a sede do órgão que abriga patrimônio público de valor elevado. A bancada sindical também ressaltou a importância do órgão para a climatologia do país, especialmente no momento em que o mundo discute a previsibilidade de desastres climáticos. “É inaceitável que uma medida que aponta para o desmonte do INMET seja autorizada pela direção do MAPA”, afirmou Neves.
Para reforçar a demanda tratada na reunião, o Sindsep-DF encaminhará ofício dirigido ao ministro Carlos Henrique Baqueta Fávaro cobrando, além do retorno imediato dos agentes de vigilância aos seus postos de trabalho no INMET, a inclusão dos atuais servidores do órgão na carreira de Ciência e Tecnologia (C&T).