Servidores do MEC, Cultura e MJSP organizam ato conjunto pelo plano de carreira
Mobilizados pela abertura de negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os servidores do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura e órgãos vinculados, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e os administrativos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, vinculados ao MJSP, realizam ato conjunto nesta terça-feira, dia 19, a partir das 11h30, em frente ao Bloco K da Esplanada dos Ministérios.
Os setores estão em luta pelo plano de carreira específico, cujas propostas já foram entregues ao MGI. No caso do MEC, a primeira proposta foi entregue pelo ministro Camilo Santana à ministra Esther Dweck em nove,bro de 2023. Diante das dificuldades levantadas pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MGI), o MEC encaminhou uma nova proposta, desta vez para a inclusão dos servidores da pasta no PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação).
Já a proposta de carreira dos servidores da Cultura foi entregue pela ministra Margareth Menezes à ministra Dweck em 16 de agosto deste ano. O PCCULT (Plano de Carreira da Cultura) proposta de carreira foi construído no Grupo de Trabalho (GT) nas mesas setoriais do MinC e visa estruturar e valorizar a força de trabalho da Cultura, garantindo a execução das atividades finalísticas, técnicas e administrativas, bem como o desenho, aplicação, manutenção e avaliação das políticas públicas de Cultura para todo o Brasil.
A proposta de Plano de Cargos Unificado dos servidores do MJSP e dos administrativos da PF e PRF também tem o apoio do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que também enviou o texto ao MGI. Mas, até o momento, não foi aberta a mesa para negociação.