Servidores do Ibama analisam a conjuntura política, debatem estratégias para combater as distorções salariais no serviço público e definem próximas ações
Reunidos com a direção do Sindsep-DF na manhã dessa quinta-feira (31), um grupo de servidores do Ibama debateu a conjuntura política e seus reflexos para a luta da classe trabalhadora. A diretora da Executiva do Sindsep-DF, Mônica Carneiro, apresentou as resoluções do XVIII Congresso do Sindsep-DF, realizado no final de agosto deste ano, que teve como ponto central o combate às distorções salariais e à elitização do serviço público por meio do fortalecimento da unidade da categoria.
A atividade contou com a participação do diretor da Executiva da Condsef/Fenadsef, Edison Cardoni, que fez uma avaliação conjunta com os presentes sobre o processo de negociação salarial dos servidores que, embora tenha conquistado ganhos reais, foi marcado por distinções entre trabalhadores que executam as mesmas atividades, particularmente entre os cargos da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA), que teve um reajuste superior em relação aos pertencentes ao Plano Especial de Cargos (PECMA).
A situação se repetiu na maioria das negociações salariais realizadas em mesas específicas, onde o governo impôs uma diferenciação dos índices de reajuste salarial de acordo com critérios como faixa etária, nível de escolaridade e “complexidade/obsolescência” de atribuições. As entidades sindicais vêm lutando para reverter esse processo de fragmentação, o que requer unidade entre todos os servidores do Executivo em torno de uma visão de Estado mais inclusiva e democrática.
Os sindicalistas também avaliaram o ataque ao direito de greve dos servidores, instrumentalizado com a judicialização do movimento no Meio Ambiente e no INSS, que resultou em aplicação de multa diária em caso de descumprimento.
Ao final da reunião, foi feita a leitura da Carta Aberta ao presidente Lula, aprovada na plenária final do XVIII Congresso do Sindsep-DF, que enfatiza a necessidade de combater a elitização do Estado e a fragmentação dos servidores promovidas pela política salarial adotada pelo MGI. O Sindsep-DF vai realizar uma atividade de esclarecimento e coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que acompanha a Carta Aberta no dia 13 de novembro, na sede do Ibama.