Servidores do Incra no DF aprovam proposta do governo

Em assembleia híbrida na sexta, 16, os servidores do Incra lotados no DF aprovaram por unanimidade a proposta do governo apresentada em reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na quarta-feira, dia 14. As demais unidades do órgão têm até hoje (19) para informar a decisão à Condsef, que vai informar a decisão da maioria ao governo.

O aumento chega a 23,82%. Na avaliação da diretora do Sindsep-DF e servidora do Incra, Maria de Jesus, a proposta ainda não é a ideal, mas representa uma vitória da categoria. “Foram 33 semanas de mobilização permanente dos servidores no DF, com paralisações, atos e vigílias em frente à sede do Incra e da Superintendência, e também no MGI, além de diversas reuniões de articulação no MDA e na Câmara dos Deputados, entre outras ações”, comentou Jesus. Os servidores do Incra chegaram a fechar temporariamente a entrada da sede do Incra em várias atividades, realizadas em conjunto com a Condsef, Assera/BR, CNASI-AN e SindPFA.

A mobilização por valorização dos servidores também ganhou o apoio de diversos movimentos sociais e pela terra, como o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural (MATR), Ação Nacional Unificada (ANU), entre outros. “É impossível falar em reforma agrária sem pensar no fortalecimento do Incra, que sofreu um grave desmonte durante os governos de Temer e Bolsonaro. E falar em fortalecer o Incra, é falar em valorizar os servidores”, complementou a sindicalista.

O Incra é o órgão responsável por implementar a política de reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, além de também viabilizar a aplicação dos créditos produtivos, habitação e infraestrutura às famílias assentadas e pequenos produtores, atendendo a cerca de 30 milhões de brasileiros e brasileiras.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *