Terçou na Luta amplia mobilização no MEC pelo plano de carreira

Ministro Camilo Santana reafirma apoio aos servidores

Os servidores do MEC realizaram hoje (6) o XXXI Terçou na Luta, mobilização permanente pela criação da carreira de Gestão de Políticas Públicas Educacionais (GPPE) e do Plano Especial de Cargos do MEC (PECMEC). A vigília desta vez foi em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), bloco K, para cobrar da ministra Esther Dweck uma resposta à solicitação de análise da proposta de plano de carreira entregue a ela em mãos pelo próprio Ministro Camilo Santana, em novembro/2023.

Organizada pela Seção Sindical, a atividade vem se fortalecendo a cada terça-feira, com adesão de novos e antigos servidores. Além do Terçou, os delegados sindicais têm realizado ações diversas de mobilização dos servidores, com a distribuição de adesivos e conversas de convencimento. Na quinta-feira, 1º de agosto, durante uma dessas ações, o ministro Camilo Santana foi abordado pelos servidores, conversou com os presentes, colocou o adesivo na camisa e fez uma foto gritando a palavra de ordem “Plano de carreira já!” (veja foto). Na ocasião, também estavam presentes o secretário-executivo adjunto, Gregório Grisa; e a subsecretária de Gestão Administrativa, Jussara Cardoso.

Vale lembrar que a proposta de plano de carreira entregue pelo ministro da Educação à ministra Esther, em novembro do ano passado, tem o objetivo de corrigir as distorções salariais entre a administração direta e as entidades vinculadas ao MEC, visto que os servidores do ministério, ao contrário dos órgãos vinculados, ainda não possuem plano específico e recebem, em média, 47% a menos do que as carreiras correlatas.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *