Caso Bruno e Dom: Sindsep-DF lamenta decisão da Justiça de soltar suspeito de ser mandante dos assassinatos

Foi com indignação e sentimento de revolta que a direção do Sindsep-DF recebeu a notícia de que a Justiça Federal do Amazonas autorizou a soltura de Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, suspeito de ser o mandante dos assassinatos do indigenista e servidor da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista Dom Phillips.

Colômbia permanece preso em função de outro processo que apura a sua participação em organização criminosa armada e crimes ambientais. Mas ainda assim a decisão reforça a ideia de impunidade em um crime bárbaro e que chocou o país. “É uma total falta de respeito com os familiares, amigos e colegas de trabalho de Bruno e Dom. Mas apesar da injustiça, nós do sindicato permaneceremos firmes e exigindo justiça! Não vamos permitir que essa barbárie caia no esquecimento”, afirmou Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindsep-DF.

Para a diretoria do sindicato, as mortes no Vale do Javari têm relação direta com a política de desmonte dos serviços públicos, especialmente dos órgãos responsáveis pela proteção ambiental e direitos indígenas. “A Funai, MMA, Ibama e ICMBio sofrem com a falta de recursos para a execução das tarefas de cada órgão, de concursos públicos, e de políticas de valorização dos atuais servidores, além do desvio da missão de cada órgão pelo governo Bolsonaro, com o claro objetivo de não coibir o desmatamento criminoso em várias áreas, especialmente nas regiões centro-oeste e norte do país, além do garimpo ilegal e a pesca e caça predatórios”, concluiu Neves.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *