Câmara vai debater condições de trabalho dos servidores da Funai

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados realiza na sexta-feira, dia 26 de agosto, às 14h30, Audiência Pública Extraordinária para debater as condições de trabalho na Fundação Nacional do Índio – Funai. A audiência foi solicitada pela deputada Érika Kokay (PT/DF) e será realizada na modalidade semipresencial, no Plenário 12 do Anexo II.

Vão compor a mesa da audiência: Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Condsef; Mônica Machado Carneiro, coordenadora da Secretaria da Juventude Trabalhadora do Sindsep-DF e servidora da Funai; Kleber Karipuna, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB; Wagner Pereira Sena, diretor-presidente da Associação Nacional dos Servidores da Funai – ANSEF; Fernando de Luiz Brito Vianna, presidente da Indigenistas Associados – INA; e Antônio Eduardo de Oliveira, representante do Conselho Indigenista Missionário – CIMI.

Luta dos servidores da Funai

Mobilizados há mais de dois meses, os servidores da Funai de todo o Brasil, seguem uma agenda initerrupta de luta por Justiça para os servidores Bruno e Maxciel, e para o jornalista Dom Philips, assassinados no Vale do Javari, no sudoeste do Amazonas, e também para garantir a segurança dos servidores que atuam em áreas de conflito e de fronteira.

Em suas atividades, os servidores vêm denunciando o assédio moral institucionalizado que vem operando como método de gestão para punir os servidores comprometidos com seu trabalho e com a missão do órgão.


A luta dos servidores mobilizou a opinião pública nacional e internacional, colocou sob holofote as calamidades enfrentadas pelos Povos Indígenas e reuniu apoio de diversos segmentos políticos e sociais à demanda de fortalecimento de uma política indigenista de Estado comprometida com a previsão constitucional de proteção dos direitos dos Povos Indígenas no Brasil.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *