Em entrevista ao Jornal Nacional, Sindsep-DF defende teletrabalho no serviço público
Em entrevista ao Jornal Nacional, Sindsep-DF defende teletrabalho no serviço público
Em entrevista ao Jornal Nacional exibida na edição do dia 8/07, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, criticou a orientação da Presidência da República de não recomendar isolamento para quem teve contato com casos positivos de Covid-19 e defendeu a adoção do trabalho remoto para todos os servidores do Executivo Federal, exceto os que atuam diretamente no combate à pandemia.
A nota da Secretaria Geral da Presidência divulgada após a confirmação de que o presidente Jair Bolsonaro contraiu o novo Coronavírus, afirma que os servidores que tiveram contato com Bolsonaro só devem realizar exames e se afastar do trabalho se apresentarem sintomas da doença.
A determinação contradiz as orientações da Organização Mundial de Saúde e do próprio Ministério da Saúde que determinam a quarentena de 14 dias para todas pessoas que tiveram contato com casos positivos de Covid-19.
O Sindsep-DF vem adotando uma série de medidas, inclusive junto aos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT) e Federal (MPF) para resguardar a saúde dos trabalhadores do setor público do Executivo Federal no sentido de manter o teletrabalho para os servidores que não atuam diretamente no combate à pandemia.
Abaixo da reportagem exibida na TV Globo, disponibilizamos a íntegra da entrevista concedida remotamente à emissora.
Assista a entrevista exibida na Globo abaixo
Assista a íntegra da entrevista concedida à TV Globo
Além de criticar o não afastamento dos servidores que tiveram contato com casos positivos de Covid-19 e defender o trabalho remoto no serviço público, o secretário-geral Oton Pereira Neves destaca as ações do sindicato junto ao MPF e ao MPT.
https://www.youtube.com/watch?v=GW2z_YUQqLE