Servidores reforçam mobilização pela extensão da GSISTE

Após participar da 5ª Marcha dos Trabalhadores, organizada pela CUT, dia 03.12, os servidores do Ministério do Planejamento continuaram a paralisação de um dia em frente ao Bloco C, na Esplanada. À tarde, uma comissão de servidores foi recebida por representantes da Secretaria de Recursos Humanos do órgão. Os servidores cobraram resposta a respeito de um documento que a SRH deveria encaminhar à Condsef, até o dia 28.11, com informações sobre a concepção do Sistema Estruturante da GSISTE. O governo informou que o documento não ficou pronto em função da demanda de trabalho na SRH. Ameaça de retaliação – A SRH informou que a audiência com os servidores, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 12.12, pode não acontecer em razão da paralisação realizada pelo setor.

Alternativas ao impasse – A Comissão sugeriu aos representantes da SRH a criação de mecanismos, como uma outra gratificação ou até mesmo um bônus, a exemplo de negociações que vem ocorrendo com outras categorias. Porém o Planejamento alega que nenhuma das sugestões é viável no momento, embora confessem que já tenham cogitado a hipótese também.

Resposta dos servidores – Ainda na tarde de 03.12, os servidores analisaram as respostas do governo e decidiram intensificar a mobilização pela extensão da GSISTE, a qual entra em sua 11ª semana consecutiva. Em seguida, os manifestantes foram juntos informar a decisão ao secretário de Assuntos Sindicais do Planejamento. Das 27 gerências do Ministério em todo o Brasil, apenas duas não paralisaram suas atividades no dia 03.12, a de Tocantins e a do Paraná.


Fonte: EG 312

print
Compartilhar: