30 de maio: Trabalhadores e estudantes voltam às ruas em defesa da educação e da aposentadoria
30 de maio: Trabalhadores e estudantes voltam às ruas em defesa da educação e da aposentadoria
Trabalhadores e estudantes em todo o país voltaram às ruas nesta quinta-feira, 30 de maio, no segundo dia de protestos contra os cortes na educação e a reforma da previdência. De acordo com a organização, foram realizados atos em mais de 60 cidades de 18 estados brasileiros.
Em Brasília, o ato reuniu cerca de 30 mil pessoas, de acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE). Os servidores públicos federais voltaram a atender o chamado do Sindsep-DF e participaram da marcha que saiu do Museu da República em direção ao Congresso Nacional. Com palavras de ordem, poesia e algumas apresentações teatrais, os manifestantes cobraram do governo mais investimentos em educação; a suspensão dos cortes na verba destinada às escolas públicas, às universidades e às bolsas de pesquisa; e a preservação da aposentadoria pública e solidária.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, participou do ato e acredita que a adesão do funcionalismo está aumentando a cada nova atividade. Para Neves, fortalecer a greve geral de 14 de junho é o único caminho para barrar a aliança que o governo busca consolidar com o Legislativo e o Judiciário. “Os Três Poderes deveriam ser independentes, como reza a Constituição, justamente para garantir a defesa dos direitos do povo. Mas, em vez disso, estamos vendo os presidentes de cada casa de conluio com Bolsonaro para aprovação de uma agenda que vai de encontro às necessidades dos brasileiros”, afirmou.
Assembleias setoriais
Para organizar a participação dos servidores na greve geral de 14 de junho, o Sindsep-DF vem realizado as assembleiais nos locais de trabalho, que também elege delegados à Plenária da Condsef.
Meio Ambiente
A manifestação na Esplanada dos Ministérios contou com representações de servidores de diversos setores, entre eles, da área ambiental que de 1º a 07 de junho realizam a Semana do Meio Ambiente, com atividades diversas, incluindo o debate “Racismo Ambiental e o Desmonte dos Órgãos Ambientais”, organizado pelo Sindsep-DF e que será realizado na quarta-feira, dia 5/06, às 18h30, no auditório Franscico Zóccoli, sede do sindicato.