15º Congresso do Sindsep-DF: Preparação das lutas de 2013

De 6 a 8 de dezembro, o Sindsep-DF realizará o seu 15º Congresso, que tem como tema “O papel do sindicato no combate à crise do sistema capitalista”. Para a atual direção, esse será um dos mais importantes congressos já realizado, pois tem a difícil tarefa de preparar e organizar a categoria para o enfrentamento dos ataques aos direitos dos servidores e ao serviço público que certamente serão ainda maiores no próximo período.

A direção avalia que o acirramento da crise internacional do sistema econômico – que está provocando greves gerais sucessivas em diversos países da Europa, inclusive uma greve geral simultânea em Portugal e Espanha – vai exigir ainda mais unidade dos servidores em 2013. “Os governos europeus têm adotado medidas de austeridade econômica que agridem os direitos dos servidores, reduzindo salários, demitindo e cortando benefícios. Tudo isso numa tentativa desesperada de salvar o sistema capitalista. Temos que nos preparar para o caso de o governo brasileiro querer adotar a mesma prática”, afirma o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves.

De fato, a retirada de direitos dos trabalhadores e do povo tem como principal meta destinar grande parte do orçamento do País para o pagamento de juros da dívida pública. “Não podemos esquecer que o governo Dilma tentou aplicar este mesmo discurso durante a Campanha Salarial de 2012. Mas a unidade dos servidores obrigou o governo a sair do zero para um reajuste que destinou uma parte do Orçamento da União que com certeza seria destinado aos banqueiros e grandes empresários”, comenta Neves. O governo brasileiro de forma equivocada vem tratando da crise do sistema capitalista por meio das privatizações, como por exemplo a concessão de aeroportos, estradas e ferrovias, das isenções fiscais e da desoneração da folha de pagamento. Medidas que podem avançar, caso os trabalhadores não estejam prontos para o enfrentamento.

Por isso, a proposta da direção do Sindsep-DF que será defendida no 15º Congresso é que os servidores usem a unidade da categoria para lutar contra toda e qualquer retirada de direitos, além de buscar o atendimento de suas reivindicações. Neste sentido, o Congresso vai discutir a Campanha Salarial 2013 que deve englobar entre outros pontos, os seguintes:

– Anistia da compensação das horas da greve de 2012;
– Incorporação das gratificações de desempenho à remuneração;
– Concessão de Gratificação de Qualificação (GQ) e de Retribuição de Titulação (RT) para todos;
– Regulamentação da Convenção 151 da OIT, com data-base para todo 1º de maio;
– Extensão da Lei 12.277/10 para todos;
– Ascensão funcional;
– Retorno de todos os demitidos do Governo Collor e dos PDVistas.

Assembleias para a eleição de delegados serão realizadas até o dia 23 de novembro de 2012. Veja o quadro de assembleias na página 4. A convocação é atualizada constantemente. Acesse aqui.

Fonte: EG 450

print
Compartilhar: