15 anos da Chacina de Unaí: Sindicato convoca servidores para ato contra impunidade
15 anos da Chacina de Unaí:
Sindicato convoca servidores para ato contra impunidade
O Sindsep-DF convida todos os servidores da sua base para ato contra a impunidade dos mandantes da Chacina de Unaí, dia 28 de janeiro, a partir das 9h, em frente ao Tribunal Regional Federal – TRF da 1ª Região.
Organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT, o ato marca os 15 anos da chacina que vitimou os auditores-fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, brutalmente assassinados em 28 de janeiro de 2004 durante uma fiscalização rural em fazendas no interior de Minas Gerais, onde havia indícios de prática de trabalho escravo.
O ato é também um protesto contra a decisão do TRF de 19 de novembro de 2018, na qual determinou um novo julgamento para Antério Mânica e reduziu a pena de Norberto Mânica de cem para 65 anos e sete meses de cadeia.
Os fazendeiros haviam sido condenados em 2013 pelos assassinatos. Mas os irmãos recorreram da sentença em liberdade. Nesse período, Antério concorreu às eleições municipais e chegou a se eleger prefeito de Unaí por dois mandatos consecutivos.
No julgamento em segunda instância, Norberto assumiu, pela primeira vez, que foi o único mandante do crime. A manobra resultou na redução de sua pena e na previsão de um novo julgamento para Antério, embora sem data determinada. Enquanto isso, ambos seguem livres, já que, de acordo com os desembargadores do TRF, ainda cabe recurso da sentença.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF