Domingo, 19 de novembro de 2017
            








2013: SONHOS E LUTAS QUE SEGUEM!

26/12/2012

Clique na imagem para ampliar

2012 foi um ano de intensa atividade sindical, na qual o Sindsep-DF teve uma importante participação. Iniciamos o ano com a vitória da anulação da demissão do nosso Diretor Financeiro, Manoelzinho. A partir daí jogamos todo o peso no fortalecimento da Campanha Salarial Unificada dos servidores federais, atendendo prontamente aos chamados da Condsef e da CUT nas marchas a Brasília.

Com a enrolação do governo, se recusando abrir as negociações, o Sindsep-DF foi um dos primeiros a defender a deflagração da greve, que teve início dia 18 de junho. Foi uma greve duríssima, em que o governo primeiro desdenhava da paralisação, dizendo que ela não teria nenhum efeito de pressão. Depois, cortou o salário dos grevistas e editou o Decreto 7.777, que autoriza a contratação de fura-greves.

Os servidores resistiram e só suspenderam a greve com a apresentação da proposta do governo que, apesar de aquém das necessidades dos servidores, foi uma conquista de toda a categoria, fruto da luta e da unidade dos servidores.

A postura do governo de intransigência e truculência se explica pela sua total submissão aos ditames do FMI e Banco Mundial, que insistem na Lei de “Responsabilidade Fiscal”, cujo objetivo é retirar recursos do serviço público para garantir o pagamento de juros e serviços da dívida pública. Isso consome quase a metade do Orçamento da União, restando apenas 50% dos recursos orçamentários para investimentos em serviços públicos, infraestrutura, programas sociais, previdência pública, etc.

Em 2013 a situação não será diferente. A crise do sistema capitalista se acentuará e continuarão tentando jogar o ônus nos ombros da classe trabalhadora. Vão querer mais demissões, mais privatizações, arrocho das aposentadorias, falta de recursos financeiros para os serviços públicos, enfim, a aplicação da velha receita de Estado Mínimo, em benefício dos banqueiros, multinacionais e latifundiários.

Nosso papel enquanto sindicato é organizar nossa categoria, buscar a unidade com todas as outras entidades representativas dos trabalhadores e fazer a luta necessária em 2013 para preservar e ampliar nossos direitos, condição essencial para a construção de um serviço público de qualidade fundamental para o povo trabalhador brasileiro. Esse foi o centro das discussões do 15º Congresso do Sindsep-DF (ver página 4).

Porém, não dá para esconder que o que aconteceu no Supremo Tribunal Federal, no caso do “mensalão”, foi um julgamento político. Foi condenada a exceção para não julgar a regra que se perpetua governo após governo, com um Congresso que é um verdadeiro balcão de negócios, via tráfico de influência, cargos, caixa dois, etc. Impossível não ver que se trata de um ataque ao PT para logo chegar à CUT, aos sindicatos, ao MST, enfim quem realmente está na alça de mira são todas as organizações construídas pelo povo trabalhador brasileiro. O que está em risco são os direitos democráticos.

Nosso desafio é superar as diferenças e lutar lado a lado com todos os trabalhadores do campo e da cidade, do setor público e do setor privado, pela materialização dos nossos sonhos, pois não temos outro interesse que não seja o interesse da classe trabalhadora.

Agora é colocar no bolso o que foi conquistado e preparar a próxima Campanha Salarial para avançar nas conquistas.

BOAS FESTAS,
BOAS LUTAS
E MUITAS VITÓRIAS EM 2013.


Direção do Sindsep-DF

CAMPANHA SALARIAL 2013
22/01/13 – Entidades irão protocolar os eixos da Campanha Salarial Unificada – concentração Espaço do Servidor
20/02/13 – Ato de lançamento da Campanha Salarial Unificada – 9h – auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados


Fonte: EG 452












    




» Voltar » receber o boletim eletrônico » Encaminhar » Imprimir


  Mais Notícias
 14/11/2017 - Câmara dos Deputados homenageia os 30 anos do Sindsep-DF
 14/11/2017 - Sindsep-DF e mais de 30 entidades reafirmam o Fora Temer em Dia Nacional de Luta
 14/11/2017 - Funasa/MS Cedidos: servidores em luta pela equiparação da PASUS
 06/11/2017 - Governo Temer: a cada dia um novo golpe
 01/11/2017 - Sindsep-DF critica PDV de Temer em audiência na Câmara
[ + ] mais notícias
   
 SBS Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares CEP: 70 093-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3212 1900 Fax: 3225 0699