Segunda-feira, 21 de maio de 2018
            







Sindsep-DF homenageia o bicentenário de nascimento de Karl Marx

11/05/2018



O Sindsep-DF promoveu na noite de quinta-feira (11), o debate “O Legado de Karl Marx”, no auditório Francisco Zóccoli, que teve como primeiro palestrante o professor Perci Coelho de Souza, doutor em Serviço Social pela UFRJ e mestre Política Social pela UnB, atualmente professor adjunto da UnB e vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas da UnB. O segundo palestrante foi o também professor e historiador Luiz Henrique Donadio Baptista, especialista em Políticas públicas e Gestão Governamental, dirigente do Diretório Acadêmico dos Institutos Unificados Letras e Ciências Humanas (DAIU), diretor do Sindsep-DF e da CUT-DF.

O debate foi aberto pelo secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, que deu informes sobre as demais ações desenvolvidas pelo sindicato ao longo do dia e ressaltou a importância da atividade para a classe trabalhadora em geral, em especial os servidores públicos. “Este é o primeiro de uma série de debates que serão realizados ao longo deste ano com o objetivo de promover a formação dos trabalhadores e estudantes”, afirmou. A coordenadora da Secretaria de Formação, Mirian Vaz Parente, informou que o ciclo de debates teve início em 2013. “Foi necessário darmos uma parada estratégica em função do golpe contra os trabalhadores, mas agora estamos retomando as atividades com força total”, declarou.

Antes de iniciar a sua palestra, o professor Perci Coelho pediu para que fosse feito um minuto de silêncio em homenagem às  vítimas do incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Centro de São Paulo. Em seguida, ele parabenizou o sindicato pela iniciativa de promover um debate sobre o legado de Marx, a quem se referiu como um “gênio de obra gigantesca”. Para o professor, a maior contribuição de Marx é o fato de que ele nunca abriu mão do potencial da classe trabalhadora de superar os limites da burguesia. Em sua palestra ele também pontual alguns aspectos da obra de Karl Marx, dando ênfase ao conceito da “mais valia”, contido no primeiro livro de “O Capital”, muito importante para entender a sociedade burguesa.

Ao encerra, o professor voltou a elogiar a iniciativa do Sindsep-DF para a política de formação, especialmente por trabalhar temas que não se restringem à pauta econômica dos trabalhadores e ainda levar essa discussão para a periferia do DF. “Em debates anteriores foram discutidos temas como água, já alertando os brasilienses sobre os riscos da falta do recurso antes mesmo do racionamento ter início; da Petrobrás, Pré-sal, reformas agrárias e política, entre outros”, declarou.

O professor Luiz Henrique concentrou sua palestra em explicar conceitos como mercadoria, trabalho produtivo e improdutivo, entre outros, criados por Marx e que são imprescindíveis para entender como funciona o sistema capitalista e como os trabalhadores podem se organizar para mudar a sua própria realidade. Ele ressaltou que o projeto de vida de Karl Marx foi escrever O Capital, leitura recomendada e muito importante para entender o pensamento marxista.

Para encerrar, o professor destacou a importância de estudar Marx. “Precisamos discutir suas ideias não só porque ele era um gênio, mas porque os problemas que ele enfrentou em sua época não foram resolvidos, continuam atuais, embora com algumas diferenças”, analisou.

Depois de abrir a palavra para intervenções dos presentes ao debate, o secretário-geral do Sindsep-DF anunciou que o mesmo debate será realizado no dia 26 de maio, no Campus da UnB na Ceilândia. Ele também informou que estão previstos outros três temas para debate: “Teletrabalho e Organização dos Servidores Públicos”, “Democracia e Direitos do Trabalho”; e “Princípios do Trabalho de Base”.

Acesse o álbum de fotos na nossa página no facebook AQUI

Fonte: Imprensa Sindsep-DF



    




» Voltar » receber o boletim eletrônico » Encaminhar » Imprimir


  Mais Notícias
 18/05/2018 - Comitê dos Federais distribui a cartilha ?Cronologia do Golpe? na Esplanada
 17/05/2018 - Senado aprova sugestão legislativa sobre data-base para servidores públicos
 17/05/2018 - Senado aprova sugestão legislativa sobre data-base para servidores públicos
 17/05/2018 - Imbel: Trabalhadores rejeitam reajuste zero
 15/05/2018 - Quinta-feira, dia 17, tem bandeiraço Lula Livre na Esplanada
[ + ] mais notícias
   
 SBS Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares CEP: 70 093-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3212 1900 Fax: 3225 0699