Quinta-feira, 15 de novembro de 2018
            







Sindsep-DF entra com recurso para reverter a demissão arbitrária de servidor da Embrapa

08/03/2018


O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, acompanhou na sexta-feira (2/03) reunião com o subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Manoel Jorge e Silva Neto,  para reverter a demissão arbitrária do engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Vicente Almeida. A reunião foi solicitada pela deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e contou com a participação de representantes das seções sindicais do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário  (SINPAF).

Sindicalista e filiado ao Sindsep-DF, Vicente Almeida foi demitido em 28 de fevereiro, após denunciar práticas de assédio moral ocorridas na instituição. A assessoria jurídica do sindicato já prepara um recurso que deve ser entregue até a quarta (7) na presidência da Embrapa para reverter a demissão.  A partir da entrega do documento, o presidente da empresa tem até oito dias para manifestar sua decisão. 

Na reunião, após ouvir os relatos dos sindicalistas, o magistrado afirmou que o MPT vai emitir uma Notificação Recomendatória ao presidente da Embrapa recomendando a readmissão do servidor, visto que Vicente foi demitido sem que fosse instalado o devido Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou mesmo aberta sindicância. Ou seja, a demissão ocorreu sem que fosse garantido o direito do servidor a ampla defesa e ao contraditório.

Vale ressaltar que a Embrapa tem histórico comprovado de assédio moral. Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a empresa em Ação Civil Pública aberta pelo MPT, com base em denúncias de assédio moral apresentadas pelo Sinpaf, a pagar danos morais coletivos.

Para Neves, a demissão de Vicente é mais uma demonstração de perseguição aos trabalhadores. “Como sindicalistas, vamos continuar denunciando as perseguições e o assédio aos trabalhadores. Não vai ser a demissão ou a ameaça de demissão que vai nos calar. Por isso, vamos juntos com o companheiro Vicente exigir deste governo a sua readmissão”, afirmou. 


Fonte: Imprensa Sindsep-DF



    



 Arquivos para baixar
PANFLETO 06.03.18



» Voltar » receber o boletim eletrônico » Encaminhar » Imprimir


  Mais Notícias
 12/11/2018 - Servidores organizam luta contra desmonte dos museus e universidades
 12/11/2018 - Trabalhadores rejeitam proposta para transformar HFA em instituto ou similar
 12/11/2018 - Agentes de Vigilância: Categoria quer manter escala de 12x36 horas
 12/11/2018 - Agentes de Vigilância: Categoria quer manter escala de 12x36 horas
 12/11/2018 - Sindsep-DF cria comissão para organizar a luta pela aposentadoria especial
[ + ] mais notícias
   
 SBS Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares CEP: 70 093-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3212 1900 Fax: 3225 0699