Domingo, 17 de dezembro de 2017
            







Câmara dos Deputados homenageia os 30 anos do Sindsep-DF

14/11/2017



A Câmara dos Deputados homenageou em sessão solene na sexta-feira (10) os 30 anos do Sindsep-DF, fundado em 28 de agosto de 1987. A solenidade foi requerida pela deputada Érika Kokay (PT/DF) que na abertura da atividade ressaltou que é um prazer valorizar e mostra para todo o Brasil que existe um sindicato que defende os servidores e servidoras e que o faz com a convicção de que ao defender servidores e servidoras, defende toda a sociedade. 

Compuseram a mesa Oton Pereira Neves (secretário-geral do Sindsep-DF), Rodrigo Brito (presidente da CUT Brasília), Sérgio Ronaldo (secretário-geral da Condsef/Fenadsef), Ismael José César (diretor da CUT Nacional e ex secretário-geral do Sindsep-DF) e Jacy Afonso (um dos fundadores do Sindsep-DF). Em seguida a deputada Érika Kokay apresentou a revista comemorativa “30 anos do Sindsep-DF: Em defesa dos servidores, do serviço público e da democracia”, enfatizando os tempos difíceis que os servidores enfrentam correndo o risco de terem seus salários congelados por 20 anos e ainda tendo recebido do governo Temer o aumento da alíquota previdenciária, referindo-se a EC 95/2016 e a MP 805/2017, respectivamente. “É assim que este governo homenageia os seus servidores pelo Dia do Servidor, comemorado em outubro”, citou a deputada.

Antes de iniciar as intervenções, foi exibido vídeo institucional do sindicato, em seguida a deputada Érika Kokay que presidiu a mesa deu como lida mensagem do presidente da casa, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), que além de saudar os presentes na sessão solene, ressaltou em sua mensagem que o sindicato foi criado no período coincidente com a redemocratização do país.

Como um dos fundadores do Sindsep-DF, Jacy Afonso, recordou que o Sindsep-DF iniciou uma trajetória importante da luta dos servidores que levou à fundação da Condsef e também influenciou a luta do funcionalismo em outros países. Ismael José César, que foi secretário-geral do sindicato de 1994 a 1996, parabenizou a deputada pela iniciativa e lembrou que a sessão solene ocorre logo depois de uma Tribuna Popular realizada no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, pelo Dia Nacional de Luta da Classe Trabalhadora, convocado pela CUT. “Nosso ato foi contra os retrocessos que o governo golpista vem impondo aos trabalhadores, com a anuência dos picaretas que estão nesta casa”, afirmou.

Sérgio Ronaldo afirmou que a Condsef orgulha-se de ter entre seus filiados o Sindsep-DF, um sindicato de luta que já contribuiu e ainda tem muito a contribuir com a história de conquistas dos funcionalismo público. Também fez uso da tribuna o advogado do Sindsep-DF, Ulisses Borges, que disse ter a honra de prestar serviços para a entidade há 25 anos.

Rodrigo Brito afirmou que a solenidade é oportuna porque o sindicato tem uma história de luta que merece ser lembrada e comemorada.

Antes de passar a palavra para o secretário-geral do Sindsep-DF, a deputada Érika Kokay leu a homenagem contida na Revista dos 30 anos aos ex secretários-gerais da entidade que já faleceram, Antônio Rodrigues Pereira, Francisco Carlos Zóccoli, Luis Fernando Costa Campis e Ricardo Jácome. Ela também registrou que a companheira Maria Laura, uma das fundadoras do sindicato e também presidente da entidade ainda nos seus primeiros anos de formação, não estava presente na sessão solene porque estava fora de país.

Neves iniciou sua intervenção falando sobre o importante e histórico registro que a sessão solene representa para o sindicato. “Eu penso que a história do funcionalismo brasileiro tem um divisor de águas a partir da fundação do Sindsep-DF. Foi a partir das conquistas que este sindicato esteve a frente, como concurso público, estabilidade no emprego, direito a sindicalização, RJU e outras, que os servidores perceberam a sua importância para a sociedade”. Ele também agradeceu as felicitações dos companheiros da mesa, afirmando que enquanto houver luta de classes, o Sindsep-DF estará firme na luta. “O Sindsep-DF investiu com a revista, festa e outras atividades para marcar esses 30 anos de história, porque temos a compreensão de que essa história é importante para resgatar e manter acesa a luta dos servidores. Hoje, nossa posição, a qual temos dialogado com os servidores, é que é necessário garantir as eleições ano que vem, com a participação de Lula, e a exigência de que ele convoque a Constituinte para varrer da legislação todas as maldades do governo golpista. Eleição sem Lula é fraude! Viva o Sindsep-DF!”, declarou.  

Fonte: Imprensa Sindsep-DF



    




» Voltar » receber o boletim eletrônico » Encaminhar » Imprimir


  Mais Notícias
 15/12/2017 - Ato contra a Reforma da Previdência nesta segunda, dia 18, às 15h
 14/12/2017 - Sindsep-DF visita parlamentares do DF em defesa da Previdência
 14/12/2017 - Deputado reage mal ao ser apontado como indeciso em voto sobre reforma da Previdência
 13/12/2017 - Você sabia que pessoas estão fazendo Greve de Fome para defender os nossos direitos?
 13/12/2017 - Classe trabalhadora em alerta para greve
[ + ] mais notícias
   
 SBS Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares CEP: 70 093-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3212 1900 Fax: 3225 0699