Domingo, 17 de dezembro de 2017
            







Ocupa Brasília reúne mais de 200 mil trabalhadores em marcha histórica

29/05/2017




Parabéns aos servidores federais que atendendo à convocação do Sindsep-DF integraram a histórica marcha na Esplanada dos Ministérios, dia 24 de maio. Organizado pela CUT e as demais centrais sindicais, o “Ocupa Brasília” reuniu mais de 200 mil manifestantes que vieram a capital do país dizer NÃO às contrarreformas da Previdência (PEC 287/2016) e Trabalhista (PLC 38/2017); exigir a saída do golpista Michel Temer e a antecipação das eleições.

Em função da truculência policial para conter a manifestação que seguia pacífica, com o uso de spray de pimenta, bombas de efeito moral, gás lacrimogênio, balas de borracha e até mesmo armas letais, a direção do Sindsep-DF foi forçada a se retirar do Espaço do Servidor (onde seria a concentração dos federais do DF) antes das 15h. Mas ainda assim, os servidores e os diretores que estavam no local foram reagrupados em frente ao Ministério da Educação e permaneceram no ato, incorporando a marcha até o retorno dos trabalhadores acampados no estádio Mané Garrincha.

Apesar da forte e desnecessária repressão policial e dos atos isolados e inconsequentes de destruição do patrimônio público, o sindicato avalia que o “Ocupa Brasília” foi extremamente positivo, pois demonstrou ao governo usurpador e aos parlamentares da base governista a unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, dos setores público e privado, na defesa de seus direitos.  “Coerente com a sua história de lutas e conquistas ao longo desses 30 anos, o Sindsep-DF mais uma vez reafirmou sua independência perante os governos e o patrão ao participar da marcha, mas, mesmo com essa manifestação gigantesca se faz necessário intensificar a luta, com outras atividades. Uma nova greve geral é urgente, para finalmente colocar o impostor Temer pra fora do Palácio do Planalto, para garantir nossos direitos e exigir as diretas já!”, afirmou o secretário-geral Oton Pereira Neves. 

AVALIAÇÃO
O Sindsep-DF esclarece que não é favor da depredação do patrimônio público e, portanto, não compactua com atitudes equivocadas como esta. No entanto, é fato que participantes exaltados – supostamente infiltrados mascarados no “Ocupa Brasília” com a intenção de desmoralizar o movimento e a classe trabalhadora – eram em quantidade ínfima em relação aos manifestantes (trabalhadores, estudantes, integrantes de movimentos sociais) que estavam ali para exercer o seu direito inalienável de defender suas conquistas e seus ideais.  
Por isso, a ação truculenta dos policiais e da Força Nacional contra os manifestantes em geral não tem justificativa. Assim como não se justifica a decisão do governo golpista e impopular que, em vez de adotar o diálogo com o povo, recorreu à intervenção das Forças Armadas (através de um decreto, que sob pressão, inclusive internacional, foi obrigado a revogar). Ficam as perguntas:

:: Qual a explicação para as atitudes equivocadas de cerca de 50 mascarados?
:: Por que a Polícia não buscou identifica-los?
:: Por que somente os “mascarados” não foram revistados e puderam participar da manifestação portando objetos que poderiam ser utilizados nas agressões e depredações?
:: Por que os “mascarados” puderam circular livremente pelo lado sul da Esplanada (lado da Catedral), enquanto a Polícia se posicionava do lado norte da Esplanada, onde se concentravam os manifestantes de forma pacífica?
:: E, finalmente, por que a polícia atacou de forma inexplicável a massa de manifestantes, inclusive o carro de som principal, deixando inicialmente os “mascarados” livres para fazer as depredações?

Fonte: Boletim Especial Ocupa Brasília - 29/05/2017



    



 Arquivos para baixar
PANFLETO EM PDF



» Voltar » receber o boletim eletrônico » Encaminhar » Imprimir


  Mais Notícias
 15/12/2017 - Ato contra a Reforma da Previdência nesta segunda, dia 18, às 15h
 14/12/2017 - Sindsep-DF visita parlamentares do DF em defesa da Previdência
 14/12/2017 - Deputado reage mal ao ser apontado como indeciso em voto sobre reforma da Previdência
 13/12/2017 - Você sabia que pessoas estão fazendo Greve de Fome para defender os nossos direitos?
 13/12/2017 - Classe trabalhadora em alerta para greve
[ + ] mais notícias
   
 SBS Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares CEP: 70 093-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3212 1900 Fax: 3225 0699